Blog

Impacto da participação no programa "A Empresa" - Alexandre Santos

, "Tudo começou com um convite do nosso professor de Empreendedorismo, Alexandre Guerra, para participarmos no concurso da Feira Ilimitada da Junior Achievement."

O concurso:

O concurso consistia em constituir uma empresa e posteriormente inventar um serviço e/ou produto inovador para apresentar aos Jurados primeiramente a nível local, em Faro, e por aí em diante.

A equipa:

Entretanto, como representante da equipa escolhi mais 4 colegas nomeadamente Pedro Barata, Yuri Silva, Miguel Machado e José Oliveira. A formação da equipa e delegação de tarefas era um dos conceitos do concurso.

O suporte:

Esta aprendizagem não seria tão eficiente se não tivéssemos um bom suporte. Esse suporte constituído pelo próprio professor Alexandre Guerra, a professora Isabel Quirino, o professor Cristóvão Cerqueira, pela colaboradora Vanessa Seixas que fazia parte da Junior Achievement e por toda a Logística da Escola Secundária Poeta António Aleixo que nos facilitou salas para reuniões e preparações.

A preparação:

Durante o tempo de preparação para a apresentação fomos aprendendo e desenvolvendo conceitos como personalização da marca, brainstorming, gestão da equipa, análise financeira, cálculo da viabilidade, recolha de dados, escolha do público-alvo, análise SWOT, marketing, benchmarketing, entre outros.

O dia da apresentação:

Em Faro, foi muito entusiasmante. O facto de criarmos um stand para a apresentação, conhecermos também outros participantes, trocar ideias com os mesmos e apresentar a nossa empresa às pessoas que por lá passavam, foi uma experiência que nos permitiu desenvolver ainda mais a nossa expressão oral.

Os jurados:

Apesar de serem secretos e poderem aparecer a qualquer hora lá no stand, foram bastante pedagógicos e amigáveis ao colocar questões, ao transmitir o feedback acerca da apresentação, do serviço e até mesmo se aderiam. No final, acabamos por ficar com o contacto de alguns dos Jurados para podermos recorrer a uma pequena ajuda.

De forma sucinta, foi uma grande aprendizagem em todos os sentidos e foi um despertar do espírito de Empreendedor que, por exemplo, alguns membros da minha equipa não tinham.

Pós-concurso:

Este concurso abriu-me portas para o primeiro emprego, visto que eu, após o concurso dirigi-me ao Tiago Martins, também empreendedor, que esteve presente na escola para dar uma palestra sobre a sua empresa para perguntar-lhe como registou a empresa e o que era preciso para tal. Entretanto com a partilha de ideias acabei por ingressar na empresa onde ele trabalha e onde me mantenho actualmente.

Se tiverem a oportunidade de participar em concursos deste âmbito, aproveitem, para além da aprendizagem até pode ser que cresça esse tal espírito empreendedor.

Deste modo, um grande obrigado à Junior Achievement.

Category : Junior Achievement Portugal - A Empresa Posted : 28 March 2018 14:28 UTC

Add comment

Post a comment

Security code Refresh

Related Articles

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site