Blog

Um dia no meu futuro - Nicole Pinto

Participei no Programa Braço Direito no passado dia 15 de Março, promovido pela Junior Achievement Portugal através de convite da minha escola – Instituto de Formação Bancária, onde frequento o 2ºAno do Curso de Técnicas e Operações Bancárias.

Tive a oportunidade de me integrar numa equipa da Associação Mutualista Montepio durante um dia, onde tive contacto com uma realidade constante no nosso dia-a-dia pois como futura Técnica e Comercial Bancária, estou habituada a lidar com produtos especializados e operações bancárias diariamente, no entanto, constatei que a realidade do Montepio enquanto instituição mutualista, é de certo modo diferente, sendo que não se limita apenas a prestar serviços bancários, como também tem uma preocupação com a sua responsabilidade civil. Gestos como, solidariedade com particulares, instituições de acolhimento, juntas de freguesia e câmaras são constante na atividade destes comerciais.

Tal facto fez com que eu pudesse ver o sector bancário com outros olhos pois a nossa sociedade, nos dias que correm, esquece-se de olhar para o lado e verificar se alguém necessita de ajuda. A vida acelerada e difícil que se verifica atualmente faz com que estejamos restritos aos nossos empregos, às responsabilidades profissionais e pessoais e, no fundo, o papel como cidadãos fique esquecido. Achei interessante o grupo Montepio promover estas atividades de solidariedade com os seus colaboradores pois não só ajudam aqueles que necessitam como promove a sua satisfação pessoal e proporciona dias diferentes.

Penso que este será o ponto de partida para que todas as empresas e nomeadamente as Instituições Bancárias, venham a adotar estes ideais e deste modo melhorar a qualidade de vida da comunidade no geral. Certamente, que os comerciais iriam “vestir a camisola” pela sua instituição e valorizar não só a imagem desta como a qualidade de trabalho no terreno.

A meu ver, a experiência do Braço Direito enriquece quem tem o privilégio de poder usufruir deste dia, pois não só torna possível ter contacto com Instituições Financeiras ou Empresas como torna possível crescer a nível pessoal. No meu caso, achei que esta oportunidade complementou tudo aquilo que tenho recebido ao longo destes dois anos de aprendizagem no curso do IFB. Disponibilizaram-se para tirar dúvidas a nível pessoal e profissional e deram a conhecer um pouco de si, incentivando ao aprimoramento das habilitações literárias e ao alargamento de horizontes.

Poderei nomear algumas aprendizagens que retirei deste dia sendo elas, a dedicação e entrega ao trabalho em mãos, valorização e esforço pessoal nomeadamente nas qualificações adquiridas pelo ensino, alargamento de perspetivas para o futuro saindo da zona de conforto e arriscando pelos sonhos, ponderação da importância salários/comodidade versus satisfação pessoal e planeamento devidamente refletido sobre os objetivos a cumprir.

Foi deste modo que me abriram portas para o que constituí a panóplia de operações bancárias a que estou ligada, o sector de Mercados, nomeadamente a profissão de Corretores da Bolsa. É algo que à partida é necessário ter um conhecimento vasto pois não é um departamento fácil de integrar, todavia, com as bases que tenho adquirido no curso do IFB é de salientar que foi algo simples de entender pois para fortalecer esta experiência tinha à minha espera uma equipa que me prestou esclarecimentos de forma clara e precisa. Deram-me não só a oportunidade de verificar todo o seu trabalho como de experimentar numa plataforma online a transação de produtos do mercado monetário e mercado de capitais.

Foi um dia e uma experiência extremamente positiva pelo que é de louvar a promoção destas iniciativas pela Junior Achievement Portugal que torna os jovens mais cultos e aptos para o mercado de trabalho. Por outro lado, qualquer jovem que participe poderá ter a sua vida transformada para sempre, visto que contactos são trocados e portas poderão ser abertas futuramente. Agradeço à minha escola – IFB ter-me convidado a participar nesta iniciativa tão interessante e motivadora.

Category : Junior Achievement Portugal - A Empresa Posted : 15 June 2016 16:08 UTC

Add comment

Post a comment

Security code Refresh

Related Articles

Subscribe to our blog