Ensino Básico

A Comunidade by Crossknowledge

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição

O programa digital A Comunidade by CrossKnowledge é dirigido aos alunos do 2.º ano com idades entre 7-8 anos. Durante 5 sessões (e uma opcional), o programa recorre a histórias, jogos e encenações para apresentar a comunidade, assim como a forma de como as pessoas trabalham, ganham e gastam dinheiro e de como se entreajudam numa comunidade. A sessão opcional expõe os alunos às competências e ferramentas digitais e explora a programação e código em computadores.

O programa foca-se nas Competências para a Empregabilidade e na Literacia Financeira. 

Objetivos

  • Definir e descrever uma comunidade  
  • Identificar profissões e negócios num mapa da comunidade
  • Mostrar como as pessoas contribuem e beneficiam de uma comunidade
  • Definir negócio, bens, serviços, produto e produção
  • Explicar como as pessoas ganham salários 
  • Descrever como os produtos são feitos, usando competência e conhecimento  
  • Explicar como as pessoas ganham salários                          
  • Recolher, registar e interpretar dados usando ferramentas digitais
  • Corresponder valores das moedas ao euro.  
  • Verificar o preço de bens e serviços no mercado local
  • Descrever como o dinheiro flui na economia da comunidade
  • Colaborar e comunicar para fazer trocas de dinheiro por bens ou serviços 
  • Resumir como o dinheiro se gasta em bens e serviços relacionados com negócios
  • Usar razão e lógica para avaliar e analisar problemas 
  • Usar empatia e competências de observação para expressar as necessidades e desejos da comunidade
  • Gerar soluções para um problema usando técnicas de discussão de ideias
  • Identificar e propor uma solução criativa para um problema da comunidade
  • Reconhecer que o voto é uma forma de os membros responsáveis de uma comunidade contribuírem para ir ao encontro das necessidades de uma comunidade
  • Definir impostos 
  • Identificar profissões do estado
  • Explicar porque é que os membros da comunidade pagam impostos
  • Usar flexibilidade, curiosidade e resiliência para lidar e adaptar-se à mudança
  • Descrever as competências digitais e o conhecimento necessários para a produção de certos bens e serviços
  • Reconhecer ferramentas digitais e competências informáticas
  • Definir código como a linguagem que os computadores usam 

Conceitos-Chave

  • Comunidade
  • Profissão
  • Competências
  • Necessidades
  • Desejos
  • Negócio
  • Bens
  • Serviços
  • Produção
  • Banco e Cooperativa de crédito
  • Dinheiro
  • Problema
  • Responsabilidade
  • Votar
  • Impostos
  • Serviços do Estado
  • Profissões do Estado
  • Decisões
  • Ferramentas digitais 
  • Competências digitais
  • Código
  • Programação
  • Comando
  • Robot
  • Sequência

Breve descrição do programa A Comunidade by Cross Knowledge

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site