Ensino Universitário

Start Up Programme

O Start Up é um programa da Junior Achievement Portugal (JA Portugal) que ajuda os alunos a compreender melhor como se cria e gere uma empresa. Com o apoio e a orientação de voluntários, o Start Up Programme (SUP) fornece uma formação empreendedora a alunos universitários.

Através da organização e operação de uma empresa fictícia mas com funcionamento como se fosse real, os alunos aprendem sobre a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios. Todos os alunos do SUP terão a oportunidade de desenvolver aptidões relacionadas com a comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo. Ao mesmo tempo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver , realçar aptidões pessoais e de desenvolver, com ajuda de profissionais experientes um plano de investimento real.

 

Benefícios e competência para os alunos

• Potencia o nível de autoconfiança e comunicação

• Prepara para uma melhor inserção no mercado de trabalho

• Desenvolve a capacidade de liderança e a criatividade

• Capacita para a resolução de problemas

• Combate o medo do fracasso

• Fomenta o trabalho em equipa

• Favorece o desenvolvimento de competências empreendedoras

• Promove a familiarização com a linguagem económica

• Impulsiona o desenvolvimento de habilitações empresariais, sociais e pessoais

• Possibilita a participação activa na comunidade local

 

Benefícios para a Instituição de Ensino

A participação neste programa permitirá às instituições de ensino oferecer aos seus alunos uma visão mais global sobre o conjunto das saídas profissionais.

Igualmente, com a participação neste programa, a instituição de ensino possibilita aos alunos terem acesso a uma formação empreendedora que os irá preparar melhor para o mercado de trabalho.

A forte vertente competitiva deste programa faz os alunos desenvolverem as suas competências a um ritmo superior e destacar-se relativamente a outros alunos de outras instituições de ensino.

O facto de estar ligado a uma rede internacional, permite aos alunos participantes neste programa abrir horizontes e conhecer outras realidades. Os professores terão a oportunidade de criar sinergias com outras instituições de ensino nacionais e internacionais.

 

Apoio do nosso painel de especialistas

Como todos os programas da JA Portugal, também o SUP tem o acompanhamento de voluntários ao longo do desenvolvimento do programa. O programa tem o patrocínio da Fundação Millenniumbcp e da Accenture e o apoio de todos os associados séniores da JA Portugal.

Os voluntários são colaboradores destas empresas e acompanham os alunos ao longo de um semestre ou de um ano lectivo. Estes voluntários são pessoas de quadros médios/altos que disponibilizam o seu tempo para proporcionar uma formação empreendedora aos alunos.

O papel do voluntário é o de ser um tutor/mentor, de representar o mundo do trabalho e de poder ajudar no desenvolvimento do networking dos alunos – tão importante nos dias de hoje. 

 

Proximos Passos

Tens uma ideia de negócio e queres pô-la em prática? Queres beneficiar de uma formação empreendedora e embarcar numa experiência única da tua vida? Então inscreve-te! 

É Professor e gostaria de ter o Start Up Programme numa cadeira sua? Gostava de ser voluntário neste programa? És aluno e gostavas de participar?

Contacte: bruno.ramos@japortugal.org

Breve descrição do Start Up Programme.