Ensino Universitário

Managing Impactful Projects

 

A Nova School of Business and Economics (NovaSBE), em parceria com a  Accenture e  a Junior Achievement Portugal lançou no ano lectivo 2013_2014 a cadeira de Managing Impactful Projects (MIP), para alunos de 3º ano de licenciatura. Nos 9 anos de história da Junior Achievement Portugal, este é o primeiro programa implementado em ambiente escolar criado de raíz pela associação.  

A cadeira pretende que os alunos desenvolvam não só competências de gestão de projectos, na aplicação dos conceitos teóricos através da conceptualização e implementação de um projecto semestral de carácter social, como também competências interpessoais fundamentais como gestão de tempo, liderança, gestão de conflitos, resiliência, entre outros. 

Os projectos realizados no contexto do MIP serão selecionados a partir de uma lista de associações sem fins lucrativos com uma necessidade específica. No decorrer da disciplina, será desenvolvida e implementada, pelos alunos, uma estratégia direccionada à mitigação dessa necessidade social, aplicando os conceitos de gestão de projecto leccionados. 

Após a delineação, por parte da JAP, do alinhamento da cadeira, os módulos teóricos da disciplina foram desenvolvidos e são leccionados por consultores seniores da Accenture. As aulas práticas ficam ao cargo de professores assistentes da NovaSBE. A disciplina arrancou em fase piloto e de forma facultativa. A partir do ano lectivo 2014/15 passou a ser obrigatória para todos os alunos de licenciatura, no 1º e no 2º semestre.