Eventos

6ª edição do Innovation Challenge

16 February 2018 Location: Porto

Mais de 40 alunos da cidade do Porto, de nove escolas, participaram no dia 16 de fevereiro, na 6ª edição do Innovation Challenge promovido pela Junior Achievement Portugal em parceria com o Município do Porto, no âmbito do Programa Porto de Futuro. Nas instalações da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, os alunos tiveram um dia diferente do habitual.

 

A participar na iniciativa estiveram a Escola Secundária Alexandre Herculano, a Escola Secundária Aurélia de Sousa, o Conservatório de Música do Porto, a Escola Básica e Secundária do Cerco, a Escola Secundária Clara de Resende, a Escola Secundária Filipa de Vilhena, a Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, a Escola Secundária Garcia de Orta e a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas.

Após tomarem conhecimento do tema do desafio, “A Europa no Futuro”, os alunos reuniram-se em grupos de cinco, com colegas de diferentes instituições de ensino e prepararam-se para a elaboração dos seus trabalhos.

O Creativity & Innovation Challenge consiste na resolução de um problema proposto aos alunos, durante 8 horas de trabalho. Ao aplicar o princípio de “Learning by Doing” e com a implementação deste projeto, pretende-se que os alunos estejam aptos a desenvolverem competências interpessoais e empreendedoras, espírito de iniciativa, habilidade para trabalhar em equipa, capacidade de resolver problemas e aprender a trabalhar com prazos reduzidos.

Ao longo do dia, os estudantes contaram com a preciosa colaboração dos voluntários das empresas associadas e parceiras do evento: Sonae, SuperBockGroup, Cerealis, Vieira de Almeida, Cin, Ibersol, Nors, Salvador Caetano e Efacec.

No final do dia, cada equipa apresentou a sua ideia perante cinco júris, que selecionaram depois a equipa vencedora. A fazer parte do painel de jurados constava o Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, Teresa Themudo, da Sonae, Isabel Gião de Andrade, da Vieira de Almeida e Orquídea Dias, do SuperBockGroup.  

No final do dia, chegou o tão aguardado momento da entrega de prémios. A equipa “Educa+” foi a grande vencedora, com a apresentação do projeto “Europa Social – Educação”.

Um dia de grandes desafios para estes estudantes, que decerto nunca vão esquecer esta experiência tão enriquecedora.