Pedro Serrano - Uma história Junior Achievement

A Dreemo, miniempresa finalista do Start Up Programme no ano letivo 2013/2014, que criou com mais três colegas, foi o início de um percurso de sucesso em várias competições, projetos e desafios da área: JA Europe Enterprise Challenge 2014, Big App Fund from Facebook and Worth Capital of London e a participação no WebSummit Dublin 2014. Depois da Dreemo chegou a WeRoll, uma aplicação que facilitava a partilha de fotografias em grupo, um projeto que levou o Pedro e os restantes fundadores a entrar no programa de incubação da Fábrica de Startups e, posteriormente, no Batch 2016 do Lisbon Challenge.

Graças à primeira experiência Junior Achievement, tentou sempre complementar o seu percurso académico e profissional com várias experiências, tais como a implementação de uma empresa de Design Thinking (D-Think) ou o desenvolvimento de várias comunidades online de debate e informação de temas ligados à inovação e tecnologia – que o levaram a colaborar com a Junior Achievement e alguns dos seus parceiros enquanto participava em outras programas e iniciativas da organização, enquanto aluno e voluntário. “Todo este percurso, que entretanto teve alguns percalços e desvios inesperados, acabou por me levar onde estou hoje: fundador da ‘The Code Venture’, uma empresa que quer dotar os empreendedores de ferramentas necessárias para lançarem as suas ideias, mais especificamente a nível de software tecnológico.” – explica.

“O contacto com a Junior Achievement começou no início do meu último ano de faculdade e desde então, a JA tornou-se um “sócio” presente tanto no meu percurso académico como profissional - desde o acesso a uma rede de contactos extremamente importante, a sessões de mentoring para desenvolver hard e soft skills, a um incentivo muito pessoal, da parte de toda a equipa que me fez muitas vezes não desistir” – acrescenta.

Quando questionado sobre o momento mais marcante das várias experiências Junior Achievement que teve oportunidade de ter, recorda a final europeia do Start Up Programme em Amesterdão com a Dreemo: “A experiência foi marcante não só pelo momento em si, mas por tudo o que aconteceu depois disso… A ligação ao mundo empresarial e o que me foi ensinado para estar inserido neste meio. Quando estamos na faculdade, tudo o que nos é ensinado é muito teórico e essa teoria dificilmente é posta em contexto prático. A Junior Achievement ajudou a completar essa carência que existe no ensino superior”.

Hoje é co-fundador da The Code Venture (www.thecodeventure.com), uma Software House focada no desenvolvimento de Startups e projetos inovadores.

Ideia: “fornecer as ferramentas necessárias para dotar os empreendedores das capacidades certas para que possam lançar as suas ideias. Com uma abordagem ágil e desing-centric, ajudamos a visualizar novos conceitos e marcas, a construir e a desenvolver produtos a nível tecnológico (focando principalmente em plataformas web e móveis), e a desenhar serviços, espaços e experiencias que possam fazer as ideias crescer”, explica Pedro. A organização emprega hoje 8 colaboradores, tem duas grandes parcerias com a Koncept (Reino Unido) e a cofoundme.org (Suiça). Acabam de lançar dois produtos de startups para o mercado, o Wehandshake (versão beta) e o Local Eyes . Nos próximos meses vão ser lançados alguns dos produtos de startups e marcas que recorram aos serviços da The Code Venture.

Passados 3 anos, 4 programas e várias experiências Junior Achievement, hoje é um alumni ativo e atento às oportunidades propostas pela organização – “ sinto que por termos sido acompanhados por voluntários, também eu devo dar esse contributo, de ajudar alguém que poderia ser eu, que quando cheguei à Junior Achievement não tinha noção da proporção do impacto que esta experiência ia ter em mim”.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site