Diplomacia

Government Evaluation shows JA-YE crucial for entrepreneurship education in Norway (Norwegian Government, 2015)

 

O Governo norueguês ambiciona que a Noruega seja um líder internacional em educação para o empreendedorismo. O relatório final a partir de uma avaliação independente com a duração de cinco anos do "Plano Estratégico para o Empreendedorismo no Ensino" nacional acaba de ser publicado.

Algumas das principais conclusões são:

A JA-YE Noruega tem um papel crucial na oferta de oportunidades de aprendizagem empresariais no sistema de ensino norueguês. As recomendações dos avaliadores são para continuar a cooperação entre o governo e JA-YE Noruega e aumentar o apoio dado à organização.

Recomenda-se igualmente que a JA-YE Noruega prossiga os seus trabalhos na área do ensino superior, mas ao mesmo tempo mantendo o ritmo de crescimento na escolaridade obrigatória.

Sugere-se o fortalecimento da cooperação entre a JA-YE Noruega e instituições de formação inicial de professores, a fim de aumentar o conhecimento e competências através do desenvolvimento profissional contínuo dos professores.

O plano de ação para a educação para o empreendedorismo tem tido um papel importante ao colocar o empreendedorismo na agenda e desempenhou ao mesmo tempo um papel importante na continuação dos esforços do governo para se concentrar em empreendedorismo na educação.

O relatório também fornece um resumo de vários projetos de investigação que examinam a distribuição e impacto de programas JA-YE e outras formas de educação para o empreendedorismo no período de 2010-2014. Embora os avaliadores não tenham procedido à avaliação específica das atividades da JA-YE Noruega, muitos dos diferentes atores que entrevistados sublinharam a importância da JA-YE Noruega e do seu trabalho. Em particular, a JA-YE Noruega tem um enorme impacto e um papel muito importante em relação às atividades no ensino obrigatório (idade 6-19). Resultados positivos numa anterior avaliação feita pelo governo (2011) a respeito da eficiência e qualidade das entregas do JA-YE Noruega, resultaram no aumento da cooperação e apoio contínuo. Na avaliação do plano estratégico, os avaliadores sublinham que os resultados desta colaboração representam o impacto mais significativo do seu plano destinado à educação primária e secundária.

O Instituto Nórdico de Estudos em Inovação, Investigação e Educação (NIFU) e o Instituto Oriental de Pesquisa da Noruega (ENRI) conduziram a avaliação, e concluem que é importante continuar a ter um foco forte na educação para o empreendedorismo no futuro. O empreendedorismo é um fator chave para a mudança e desenvolvimento da sociedade, e a especialização em empreendedorismo é uma competência que deve ser incentivada em todos os níveis de ensino. A recomendação é para continuar a desenvolver e aumentar a aprendizagem empresarial tanto no ensino básico e no ensino superior. No entanto, considerando-se as diferenças entre os dois tipos de instituições, sugere-se que ensino obrigatório e superior sejam acompanhados com estratégias diferentes, mas vistos dentro do mesmo contexto global.

Leia o relatório completo em norueguês aqui.

Faça o download do resumo em inglês aqui.