Notícias

X Competição Nacional - Programa A Empresa

12 June 2017

Beauto da Escola Secundária Martins Sarmento de Guimarães vai representar Portugal na final europeia da Junior Achievement Europe em Bruxelas, Bélgica, de 11 a 13 de julho.

 

A Junior Achievement Portugal apresentou na passada sexta-feira, dia 2 de junho, no Museu do Oriente, 24 Miniempresas criadas por jovens empreendedores do ensino secundário de todo o país, que competiram na décima competição Nacional do Programa ‘A Empresa’.

Neste programa com a duração de um ano letivo, os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação. A grande vencedora foi a miniempresa Beauto que desenvolveu uma caixa portátil de armazenamento de medicamentos, distribuídos por secções, com um alarme programável, que emite um sinal sonoro na hora da toma dos medicamentos.

A final do Programa ‘A Empresa’ reuniu os vinte e quatro melhores projetos nacionais, que passaram por vários desafios durante o presente ano letivo. No total, 120 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de 13 Concelhos: Lisboa, Braga, Porto, Gaia, Entroncamento, Loulé, Portalegre, Almada, Lamego, Guimarães, Cascais, Peniche e Torres Vedras; 8 Distritos: Lisboa, Braga, Porto, Santarém, Faro, Portalegre, Setúbal e Viseu apresentaram os seus negócios para competir pela distinção melhor Miniempresa do ano lectivo 2016/2017.

Para Pedro Capela, Senior Manager for Education da Junior Achievement Portugal, nesta competição “estiveram reunidos alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração, que aproveitaram esta oportunidade para apresentar os seus projetos desenvolvidos ao longo deste ano letivo, com apoio de voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement. Perceberam as principais características e funcionamento do mundo empresarial e desenvolveram competências que serão fundamentais para serem alunos e profissionais mais informados. Acreditamos que esta iniciativa é transformadora - e que está a contribuir para a criação de uma nova geração de jovens portugueses, capazes de inovar, de construir novas pontes entre a escola e o mundo empresarial, com sentido de missão e sobretudo, cientes de todo o seu enorme potencial.” Conclui.

Neste dia, os estudantes fizeram a apresentação das suas ideias de negócio perante um júri constituído por Luís Aguiar, Managing Director – Citi Country Officer do Citi Bank Portugal; Luís Pereira Coutinho, Presidente Executivo do Banco CTT; Peter Nabney, Country Manager do ING; Victor Ribeiro, Administrador da Global Media; Isabel Gião de Andrade, Partner da Vieira de Almeida & Associados; Lora Baker, Commercial Counselor da US Embassy; João Carlos Mateus, Diretor no CEiiA; Gonçalo Castro Pereira, AVP Head of F2F – Iberia da MetLife; João Cortez Lobão, Board Member da Olive Consulting Ltd e Bruno Ribeiro, Coordenador de Marketing e Comunicação na Douro Azul. Este júri avaliou a forma como cada equipa reuniu os critérios da Competição, comparando-os com as restantes miniempresas, em cada etapa.

A grande vencedora desta iniciativa vai agora representar Portugal na Competição Europeia, organizada todos os anos letivos Junior Achievement Europe, em Bruxelas, na Bélgica, de 11 a 13 de Julho.

PRÉMIOS:

Best Overall Company – Beauto – Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães

Main Sponsors: Citi Bank, Herdade Maria da Guarda; Sponsors: MetLife, ING e Banco CTT

Prémio Global Media – Hsports – Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Porto ; Solid Spot – Colégio Sagrado Coração de Maria, Lisboa

Prémio VDA – K Tech – Escola Profissional de Almada + Missfixt do CLIB, Braga

Prémio Sonae – BipCook – Escola de Comércio de Lisboa

Prémio Douro Azul – EnAble Enterprise do CLIB, Braga

Prémio Junior Achievement Portugal – Follow da Escola Secundária Madeira Torres , Torres Vedras; KeyKeeper da Escola Secundária Mouzinho da Silveira de Portalegre

Prémio Melhor Aluno A Empresa | IE School Business - Rita Pinhol da SoHealthy, do Colégio S. João de Brito de Lisboa

Prémio Fundação PT - Catarina Moicó, Leah Pereira, Duarte Vilas e Duarte Begonha

Prémio ManpowerGroup – Alumnus Mafalda Anjos e Bernardo Alba

SOBRE O PROGRAMA A EMPRESA: No programa A Empresa, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos criam uma miniempresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Com o apoio e orientação dos voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement, este projeto educativo direcionado para ensino secundário, profissional e progressão de estudos, promove uma educação sobre conceitos e princípios da economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro académico e profissional destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, os alunos não só aprendem como funcionam as empresas, como desenvolvem competências pessoais como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, tomada de decisão, trabalho em equipa e não aversão ao risco.

Este ano letivo, estão a participar no programa A Empresa mais de 5000 alunos de 18 distritos de Portugal.