Notícias

City Check vence prémio europeu no JA Europe Enterprise Challenge 2017

03 July 2017

Jovens empreendedores portugueses vencem “Visa Award for Connected Commerce” na competição europeia de startups criadas por jovens universitários, organizada pela Junior Achievement Europe, em Helsínquia, Finlândia.

Destacando-se entre as 20 empresas de 16 países Europeus participantes, a City Check venceu o prémio que distinguiu a equipa finalista com melhor posicionamento para capitalizar a mudança e inovação no “Connected Commerce”, incorporando valores fundamentais nesta área: a inovação, globalização e o consumidor. A equipa composta por alunos da Universidade de Évora, do Instituto Superior Técnico de Lisboa e ISCTE, desenvolveu uma APP móvel, que permite aos utilizadores explorarem os principais pontos de interesse de uma cidade – resultante da combinação de gamificação com turismo.

Ao longo de um ano letivo completo, mais de 14 mil alunos participaram no Start Up Programme em mais de 300 escolas superiores de 20+ países europeus. O programa da Junior Achievement ajuda os alunos a compreender melhor como se cria e gere uma empresa. Com o apoio e a orientação de voluntários empresariais, o Start Up Programme (SUP) fornece uma formação empreendedora a alunos universitários, através da organização e operação de uma miniempresa onde os alunos aprendem sobre a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios.

De 28 a 30 de junho, cerca de 100 alunos competiram pelo lugar no pódio europeu do Start Up Programme, em Helsínquia, depois de se qualificarem para a competição na final do programa dos seus países. “Foi uma experiência muito positiva e recompensadora para toda a equipa. Recolhemos feedback muito bom e fizemos contactos importantíssimos para o futuro. Ganhar o Connected Commerce Award foi excelente, pois permite-nos ir a Londres, ao centro de inovação da Visa, e ter a oportunidade de falar, conhecer players muito importantes do nosso mercado, family and gaming industry. É o resultado de todo um trabalho excecional feito pela equipa e estamos muito gratos por esta oportunidade dada pela Junior Achievement Portugal”. – afirma Tomás Caeiro, da City Check.

“O nosso programa Start Up impulsiona os alunos a avançarem com as suas ideias, a melhorar a sua autoconfiança e visão do mundo empresarial - capacitando-os a transformar ideias em negócios. Com o apoio dos nossos parceiros e voluntários empresariais, temos a capacidade de ligar o ecossistema empreendedor com o das universidades, preenchendo as lacunas de competências que a juventude europeia é confrontada nos dias de hoje. Celebramos este ano 10 anos de implementação do programa em Portugal e não podíamos estar mais orgulhosos da nossa representação e o trabalho desenvolvido pela City Check até à final europeia.” – explica Mariana Lino, Senior Manager for Development da Junior Achievement Portugal

Para a startup criada no âmbito do programa da JA Portugal os próximos passos estão traçados: “no verão vamos trabalhar para podermos lançar a nossa versão beta em dezembro para Portugal. Depois no início do próximo ano iremos lançar a App na Europa e EUA”, partilhou Tomás Caeiro.