Notícias

Festera, miniempresa da Estónia vence JA Europe Company of the Year Competition 2017

20 July 2017

Bruxelas recebeu os melhores jovens empreendedores europeus que participaram este ano letivo no programa A Empresa, o programa bandeira da Junior Achievement. 200 Alunos, 37 miniempresas de 35 países apresentaram os seus projetos e mostraram todo o seu potencial aos jurados e convidados da JA.

A Sua Majestade O Rei dos Belgas, os Comissários Europeus Marianne Thyssen e Tibor Navracsisc, os Ministros Belgas Alexander de Croo e Willy Borsus, representantes europeus, voluntários empresariais, professores, staff Junior Achievement de vários pontos do mundo, participantes da Cimeira Europeia da Educação para o Empreendedorismo, organizada em simultâneo pela JA Europe em Bruxelas, foram alguns dos muitos visitantes na Exposição dos Stands das várias equipas presentes.

A Beauto, composta por 3 Alunos da Escola Secundária Martins Sarmento de Guimarães representou Portugal depois de passarem pelas várias etapas do programa A Empresa e de serem distinguidos, no passado 2 de Junho, no Museu do Oriente, como a melhor miniempresa deste ano letivo, na 10ª Competição Nacional do. A miniempresa portuguesa desenvolveu uma caixa portátil de armazenamento de medicamentos, distribuídos por secções, com um alarme programável, que emite um sinal sonoro na hora da toma dos medicamentos.

A grande vencedora foi a equipa Festera, da Estónia que foi distinguida como melhor miniempresa da JA Europe Company of the Year Competition 2017, um prémio que distingue a miniempresa com melhor abordagem de comunicação, trabalho de equipa, resolução de problemas, definição de objetivos, gestão de pessoal, desenvolvimento de produtos, foco no cliente, marketing e resultados financeiros.

Os jovens da Estónia apresentaram um conceito de negócio inovador, com forte índole ambiental que impressionou o grupo de jurados. A sua criação, Festera Biobox, é um caixote de lixo indoor com capacidade de reciclar resíduos orgânicos – transformando a totalidade dos resíduos alimentares em húmus em menos de 2 meses, reduzindo assim a pegada ecológica de uma família.

“Estamos muito entusiasmados com este prémio na Competição Europeia. Esforçámo-nos muito, sabíamos que tínhamos dado o nosso melhor, mas estavam muito boas equipas/projetos em competição. Apreendemos com esta experiência - o que é preciso é continuar, mesmo não acreditam no projeto. Foi assim que conseguimos vencer. “- Compartilharam os alunos da equipa Festera.

Para Nikolaas Tahon, Managing Partner na Deloitte Accountancy “foram impressionantes em todos os critérios de avaliação. Ao olhar para a curva de conhecimento desde o início do programa até aos seus planos futuros, é admirável. Foram persistentes, tiveram de superar muitos obstáculos, dificuldades em encontrar parceiros e até mesmo de testar a sua fé no projeto - nunca desistiram. Numa prespetiva de aprendizagem, o percurso da equipa é exemplar. “ – Concluiu.

“É aqui que é possível ver verdadeiramente o R.O.I (Return On Investment) da Educação para o Empreendedorismo. Este é o «exame» para a competência, motivação e confiança, mas também é onde vemos o impacto do deste ambiente de aprendizagem nos professores, voluntários e encarregados de educação”. – Acrescentou Caroline Jenner, CEO da JA Europe.

No ano letivo passado, o programa A Empresa envolveu mais de 300mil alunos, de 40 países europeus. Neste programa com a duração de um ano letivo, os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Veja aqui as fotografias da JA Europe Company of the Year Competition 2017

Guardar

Guardar