130 jovens portugueses disputam acesso ao Gen-E 24, o maior festival de empreendedorismo da Europa

A Competição Nacional do programa A Empresa, apurará a equipa de alunos do ensino secundário, que irá representar Portugal no Gen-E 24, em Itália.

A Competição Nacional do programa A Empresa, que apura a Miniempresa nacional de jovens do ensino secundário com a ideia de negócio mais inovadora e sustentável para o Gen-E 24, o maior festival europeu de empreendedorismo, terá lugar a 29 de maio, no Porto.

A XVII Competição Nacional do programa A Empresa, que reúne as 26 Miniempresas nacionais de estudantes do ensino secundário que demonstraram ter os projetos mais inovadores e sustentáveis nas fases de competição intermédia, realiza-se a 29 de maio no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

O evento, que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal do Porto pelo terceiro ano, representa a etapa final do programa A Empresa, reconhecido pela Comissão Europeia como uma "Boa Prática em Educação para o Empreendedorismo”, e através do qual, ao longo de um ano letivo, mais de 6000 alunos do ensino secundário, dos 18 distritos de Portugal, experimentaram criar e gerir um projeto empreendedor focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o apoio dos seus professores e voluntários JAP.

Neste dia, os 130 jovens das 26 Miniempresas do ensino secundário apuradas no “Showcase for Innovation” e nas competições intermédias do programa - “Junior Market” - que estão a decorrer em sete cidades portuguesas até dia 2 de maio, vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio em pitch e em formato de exposição com protótipo, e de as defender em entrevistas conduzidas por um painel de quinze jurados em representação dos associados e parceiros da JAP.

As Miniempresas vão agora competir pelo título nacional e pela oportunidade de representarem Portugal no Gen-E 2024, o maior festival de empreendedorismo da Europa que este ano decorrerá em Catânia, Itália, de 2 a 4 de julho, e que acolherá, entre vários eventos, a final europeia deste programa, reunindo mais de 800 de jovens empreendedores.

O momento mais emocionante da XVII Competição Nacional A Empresa será o da entrega do 1.º prémio pela Fundação Galp – a passagem ao Gen-E 24 - à Miniempresa que apresentar a ideia nacional mais inovadora e sustentável da Competição. Além do prémio principal, serão atribuídos pelos jurados mais 5 Prémios Assinatura: “Business”, “Impacto”, “Inovação”, “Power Tech” e “Ready to Go”.

O evento vai contar com a presença da cantora e autora Rita Dias que irá revelar aos jovens participantes uma grande surpresa do mundo literário. A programação da XVII Competição Nacional A Empresa incluirá outros convidados musicais e muitas surpresas para os participantes.

Para Fernando Paulo, Vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto “trata-se de um programa incrível que mobiliza os jovens estudantes ao longo do ano letivo a desenvolverem projetos de empreendedorismo e inovação social que proporciona um encontro de criação de saber e de conhecimento, de inovação transformada em miniempresas sustentáveis que contribuirão para a qualidade de vida das pessoas. A competição nacional é um espaço de entusiasmo, de luz, de força, de valores, de irreverência, alegria e esperança”.

Para Gonçalo Duque, CEO da JAP, “este será um evento único e apaixonante, onde vamos poder ver jovens de todo o país a apresentar as suas soluções criativas, inovadoras e sustentáveis, pensadas para responder aos maiores desafios sociais e ambientais da atualidade. Depois de terem trabalhado com muito esforço nos seus projetos durante este ano letivo, e de terem mostrado uma verdadeira capacidade de arriscar, de desafiar e de não desistir, esta é agora a sua oportunidade de brilhar.”

Próximo
Próximo

Equipas de universitátios disputam acesso ao Gen-E 24, o maior festival europeu de empreendedorismo.