Notícias

  • Nova parceria JA Europe e Euronext num programa europeu para jovens empreendedores no setor da “Economia Azul”

    20 January 2021

    A Euronext, a principal infra-estrutura do mercado pan-europeu, anunciou hoje uma parceria com a JA Europa, a maior organização sem fins lucrativos da Europa dedicada a preparar os jovens para o emprego e o empreendedorismo, no sentido do desenvolvimento da “Economia Azul” promovendo a literacia financeira entre os jovens europeus em sete dos seus principais países.

    O programa visa inspirar os estudantes sobre finanças sustentáveis, ajudando-os ao mesmo tempo a desenvolver competências fundamentais, como trabalho em equipa, resolução de problemas e capacidades empreendedoras. Através desta parceria, a Euronext sublinha o importante papel do setor financeiro no desenvolvimento da “Economia Azul”, contribuindo para a promoção da literacia financeira e inovação entre estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. Neste sentido, o Programa A Empresa da Junior Achievement oferece uma oportunidade única de envolvimento na área de mentoria e coaching à próxima geração de cidadãos europeus.

    Com início em Fevereiro de 2021, 175 estudantes do Programa A Empresa da Junior Achievement de 7 países (Bélgica, França, Irlanda, Noruega, Portugal, Holanda e Reino Unido) participarão numa série de atividades de relacionadas com a “Economia Azul”, incluindo a promoção da literacia financeira, e que culminam numa competição final ao nível europeu. O Euronext Blue Challenge incluirá um serviço de mentoria virtual e webinars dinamizados por voluntários da Euronext em duas áreas chave:

    - A “Economia Azul” (oceanos, mares e recursos marinhos): Com todos os países participantes a terem uma próxima ligação ao oceano, é vital proteger a base de recursos de que dependem as atividades económicas. O objetivo da Euronext é ser um líder no avanço da “Economia Azul”, a fim de enfrentar as ameaças aos oceanos e contribuir para a melhoria da resiliência oceânica e costeira

    - Literacia Financeira: sendo infra-estrutura de mercado, a Euronext está no centro dos mercados e comunidades financeiras. Aumentar o conhecimento financeiro  e as competências dos jovens europeus. Isto irá impactar uma série de entidades ao nível local, incluindo empresas, professores, estudantes, os pais e a comunidade escolar em geral.

    Além disso, em Abril-Maio de 2021, a Junior Achivement Europa organizará seleções nacionais a partir de um grupo de 35 candidatos, resultando numa mini-empresa por país a competir num evento final on-line no Dia Mundial dos Oceanos - 8 de Junho de 2021. Pela primeira vez, a Euronext atribuirá o prémio "Euronext Blue Innovation" à mini-empresa que melhor revelar a utilização sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento económico.

    Salvatore Nigro, CEO JA Europa afirmou que "a nossa nova colaboração com a Euronext permite aos jovens europeus enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo através de uma abordagem empreendedora". Acrescentou que "a combinação do empreendedorismo e da literacia financeira em benefício da “Economia Azul” é uma vantagem para as gerações futuras, para o nosso planeta e para as nossas economias".

    Stéphane Boujnah, CEO da Euronext, afirmou: "O Euronext Blue Challenge é um programa único que promove nos jovens de toda a Europa, competências empresariais concretas e os inspira a inovar e a esforçar-se por proteger a vida marinha. Representa uma das principais iniciativas comunitárias da ESG que queremos desenvolver no âmbito do pilar de Financiamento Sustentável do nosso plano estratégico Let's Grow Together 2022.  Com o apoio e empenho dos nossos voluntários, esta parceria com a JA ajudará a assegurar que a nova geração desenvolva a literacia financeira necessária para contribuir e fazer avançar com sucesso a “Economia Azul” no futuro".

     

    CONTACTS media - mediateam@euronext.com
    Aurélie COHEN (Europe / Paris) +33 1 70 48 24 45 parispressoffice@euronext.com
    Marianne AALDERS (Amsterdam) +31 20 721 41 33 maalders@euronext.com
    Pascal BRABANT (Brussels) +32 2 620 15 50 pbrabant@euronext.com 
    Shannon SWEENEY (Dublin) +353 1 617 4249 ssweeney@euronext.com 
    Sandra MACHADO (Lisbon) +351 210 600 614 smachado@euronext.com 
    GeirHarald AASE (Oslo) +47 22 34 19 15 geirharald.aase@oslobors.no 

    Analysts & investors - ir@euronext.com

    Aurélie COHEN                         +33 1 70 48 24 27   ir@euronext.com                    
    Clément KUBIAK  +33 1 70 48 26 33 ckubiak@euronext.com 

    JA Europe

    Minna MELLERI                   +32 470 18 09 34 minna@jaeurope.org       

     

    Sobre JA Europa

    JA Europa é a maior organização sem fins lucrativos da Europa dedicada à preparação dos jovens para o emprego e o empreendedorismo. JA Europa é membro da JA Worldwide®, que há 100 anos tem vindo a dar aulas práticas, aprendizagem experimental no empreendedorismo, prontidão para o trabalho e literacia financeira. A JA cria caminhos para a empregabilidade, criação de emprego e sucesso financeiro. No ano letivo passado, a rede JA na Europa impactou quase 4 milhões de jovens em 40 países com o apoio de quase 100.000 voluntários corporativos e mais de 140.000 professores.

    Sobre a Euronext

    A Euronext é a principal infra-estrutura de mercado pan-europeia, ligando as economias locais aos mercados de capitais globais, para acelerar a inovação e o crescimento sustentável. Opera bolsas regulamentadas na Bélgica, França, Irlanda, Países Baixos, Noruega e Portugal. Com cerca de 1.500 emitentes cotados no valor de 4,5 biliões de euros em capitalização de mercado no final de Dezembro de 2020, tem uma inigualável franquia blue chip e uma forte diversidade de clientes nacionais e internacionais. A Euronext opera mercados regulamentados e transparentes de ações e derivados e é o maior centro de cotação de dívida e fundos do mundo. A sua oferta total de produtos inclui Ações, FX, Exchange Traded Funds, Warrants & Certificates, Obrigações, Derivados, Mercadorias e Índices. A Euronext também aproveita a sua experiência na gestão de mercados, fornecendo tecnologia e serviços geridos a terceiros. Para além do seu principal mercado regulamentado, também opera Euronext Growth® e Euronext Access®, simplificando o acesso à cotação para PMEs. A Euronext fornece serviços de custódia e liquidação através de centrais de depósito de títulos na Dinamarca, Noruega e Portugal.

     

  • Inscrições para Voluntários Abertas - Ano Letivo 2020-2021

    10 November 2020

    Já pensou em mudar o mundo de crianças e jovens através dos nossos programas de literacia financeira?

    Temos 5 programas desenhados para o ensino básico, desde os 6 anos até aos 14. Saiba quais são aqui.

    Cada um dos nossos programas foi adaptado para o momento actual e, caso não seja possível ir à escola implementá-lo, tem a possibilidade de o fazer remotamente. Saiba quais são as modalidades de implementação aqui.

    Já escolheu? Inscreva-se aqui.

     

  • Inscrições para Escolas e Voluntários Abertas - Ano Letivo 2020-2021

    28 September 2020
    A escola já começou e as inscrições para os nossos programas também!
    Conheça as modalidades disponíveis para este ano letivo.

    Devido às restrições impostas pelo estado de pandemia, adaptámos os nossos programas para que todas as escolas, alunos e voluntários continuem a poder ter acesso às experiências Junior Achievement.

    No ensino básico temos 3 modalidades de implementação:

    1. Tradicional - O voluntário em sala de aula implementa as 5 sessões de cada programa com apoio do professor (esta modalidade é possível em escolas que autorizem a entrada de pessoas externas à escola)

    2. Digital em sala de aula - A implementação do programa conta com a participação do voluntário em formato de vídeo ou vídeo conferência, transmitido em sala de aula, na primeira e na última sessão (duração de 10 minutos).  

    3. Digital em casa - A implementação do programa conta com a participação do voluntário em formato de vídeo, na primeira e na última sessão, com a duração de 10 minutos.

    No ensino secundário temos 2 modalidades possíveis:

    1. Tradicional - Nesta modalidade o programa será implementado com o voluntário em sala de aula, auxiliando este ao desenvolvimento dos projetos dos alunos, presencialmente (Este formato apenas é possível em escolas que autorizem a entrada de pessoas externas. As sessões serão combinadas entre o professor e o voluntário consoante a disponibilidade)
    2. A implementação do programa conta com a participação do voluntário em formato de videoconferência, com o objetivo de poder reunir com todos os grupos de uma dada turma (a plataforma será acordada entre professor/a e voluntário/a).

    Inscrição de escola

    Inscrição de voluntário

     

  • Novo formato da Competição Nacional A Empresa

    27 May 2020

    Estamos a empreender em casa e os nossos alunos também! Este ano a Competição Nacional A Empresa não vai poder acontecer num auditório, mas não quisemos que o trabalho de um ano inteiro dos nossos alunos fosse desperdiçado: vamos ter a Competição em formato virtual.
    Saiba mais aqui.

  • Feiras (I)limitadas Virtuais

    15 April 2020

    Este ano as nossas competições regionais do Programa A Empresa vão ter um formato virtual. Continuamos a apoiar os nossos alunos, para que estes continuem a empreender mesmo a partir das suas casas. Saiba mais aqui.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site