Notícias

JA Portugal celebra o seu 10º aniversário

Lisboa, 24 November 2015

A JA Portugal assinalou no passado dia 24 de novembro, no Museu da Eletricidade, o seu 10º aniversário, premiando voluntários e associados que se destacaram com trabalhos empreendedores na última década da organização.

 

Presente em Portugal desde 2005, a Junior Achievement Portugal fez um balanço da sua atividade ao longo destes dez anos, onde estiveram presentes representantes de várias empresas associadas, voluntários, professores, alunos e ex-alunos, entre outros convidados.

Ao longo dos últimos 10 anos, a nossa organização reuniu cerca de 220 mil alunos de Norte a Sul do país, pertencentes ao ensino básico, secundário e universitário, contando com a colaboração de 12 mil voluntários e 10 mil professores. Desde 2005 a JAP já motivou a criação de mais de 2500 ideias de negócio inovadoras e empreendedoras.

“São quase 4 mil dias, com muitas histórias marcantes e muitos intervenientes. Ao longo destes 10 anos também o nosso país se transformou significativamente. Ao longo de 10 anos, mais de 40 empresas e instituições, apoiaram esta iniciativa e foram fundamentais no apoio, na proximidade, no sentido de compromisso que tiveram, nos bons momentos e noutros menos bons. Nunca duvidaram de que também por este caminho se cumpria a sua Missão.” – Afirmou João Pedro Tavares, presidente da Junior Achievement Portugal.

O evento marcou também o início da nova década da Junior Achievement Portugal, onde “o objetivo passa por prosseguirmos com o nosso desenvolvimento, chegando cada vez a mais alunos dos vários ciclos, introduzir os jovens às necessidades do mercado de trabalho e continuar a encorajar os profissionais para partilharem tempo e experiência com os jovens. Mas também, e a um nível já estrutural, contribuir para a criação de uma responsabilidade partilhada por todos os sectores para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada, adaptada e que contribua ativamente para uma economia dinâmica e competitiva.” Explica Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal.

“A educação para o empreendedorismo deve fazer uma ponte com o mundo do trabalho, dando aos jovens a verdadeira experiência empresarial e preparando-os para os muitos desafios que vão enfrentar vezes sem conta, no mundo real, hoje.” – Conclui.

Durante a celebração do aniversário a JA Portugal premiou os intervenientes que mais se destacaram de 2005 a 2015:

PRÉMIO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA DÉCADA

Com a JA Portugal desde o ano letivo de 2005/ 2006, os seguintes agrupamentos de escolas foram pioneiros na implementação dos nossos programas nas escolas. Foram também eles empreendedores, acreditando que este tipo de educação inovadora seria importante para os seus alunos:

· AE ESCOLAS FREI GONÇALO DE AZEVEDO (OEIRAS)

· AE EÇA DE QUEIRÓS (LISBOA)

· AE VIALONGA (VILA FRANCA DE XIRA)

· AE ESCOLAS DA CIDADELA (CASCAIS)

· AE ESCOLAS DE MIRAFLORES (OEIRAS)

· AE ESCOLAS DE CARNAXIDE (OEIRAS)

RECONHECIMENTO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS

Com a JA Portugal desde os anos letivos de 2006/ 2007, foram reconhecidos os seguintes agrupamentos de escolas:

· AE DAS OLAIAS (LISBOA)

· AE ESCOLAS DE ALVALADE (LISBOA)

· AE PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO (LISBOA)

· AE CARDOSO LOPES (AMADORA)

· AE ESCOLAS MIGUEL TORGA (AMADORA)

· AE CONDE DE OEIRAS (OEIRAS)

· AE LINDA-A-VELHA (LINDA-A-VELHA)

· AE DE SÃO BRUNO (CAXIAS)

· AE D. JOÃO II (CACÉM)


PRÉMIO PROFESSOR DA DÉCADA

Os professores têm um papel fundamental na atividade da JA Portugal. Os professores escolheram dedicar a sua vida, o seu dia-a-dia a fazer os alunos crescer como cidadãos e a prepará-los para enfrentarem os desafios que encontrarão na sua vida. Foram reconhecidos 3 professores que acompanharam a JA Portugal desde o início e que mobilizaram as suas escolas e alunos para a educação para o empreendedorismo:

· GABRIELA MOREIRA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI GONÇALO DE AZEVÊDO (CASCAIS)

· CARLA LARANJEIRA – ESCOLA PROFISSIONAL MAGESTIL (LISBOA)

· MANUELA COSTA – SALESIANOS DE MANIQUE (CASCAIS)

 

PRÉMIO INTERLOCUTOR DA DÉCADA

O interlocutor é um elemento chave na ação dentro das empresas associadas - são peças determinantes para o sucesso da implementação dos programas, pelos voluntários, nas escolas e universidades. Este ano, foram homenageados os interlocutores que estão com a JA Portugal desde o seu início, que há 10 anos apoiam a organização, entusiasticamente, na divulgação dos programas nas suas empresas:

· TERESA NOBRE - BRISA

· MARTA MAGALHÃES CARDOSO – VIEIRA DE ALMEIDA & ASSOCIADOS

 

PRÉMIO VOLUNTÁRIO DA DÉCADA

Um voluntário é alguém que, de forma responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões e competências, a dar de volta à comunidade. À semelhança dos outros prémios, foram escolhidos 2 voluntários que estão com a JA Portugal desde o início e representam aqui os mais de 12.000 voluntários que já participaram em programas Junior Achievement nestes 10 anos:

· SOFIA MANTOVANI- MILLENNIUM BCP

· ISABEL ROBALO – BRISA


RECONHECIMENTO VOLUNTÁRIOS

Com a JA Portugal desde os anos letivos de 2006/ 2007, reconhecemos os seguintes voluntários:

· ADÉRITO PEREIRA - BRISA

· ARMINDA RIBEIRO - BRISA

· JOSÉ SAMPAIO – GE

· JOSÉ SOUSA MACEDO - VdA

· RICARDO MESSIAS - EDP

· TOMÉ CANAS – BRISA

 

PRÉMIO ASSOCIADO DA DÉCADA – IMPACTO EM VOLUNTÁRIOS

Os associados são um dos vértices presentes no logo da Junior Achievement. São fundamentais para a existência da organização através do apoio financeiro e de capital humano.

O prémio foi atribuído ao Associado que envolveu mais voluntários nos dez anos de atividade da JA Portugal: a SONAE. Tendo contribuído com 1.039 voluntários nos últimos 10 anos, impactando mais de 17 mil alunos.

 

PRÉMIO ASSOCIADO DA DÉCADA – IMPACTO EM ALUNOS

O prémio foi atribuído ao Associado que envolveu mais voluntários nos dez anos de atividade da JA Portugal: o MILLENNIUM BCP, que desde 2005, apoiou a JA Portugal com quase 1000 voluntários, 18.300 horas de voluntariado, 18 307 alunos.

 

PRÉMIO PORTUGAL EMPREENDEDOR

A JA Portugal está inserida num ecossistema com múltiplos parceiros que, nas áreas em que atuam têm também apoiado e contribuído para a Missão da nossa organização – O GRACE.

 

PRÉMIO ALUMNI DA DÉCADA

Em anos anteriores, a JA atribuiu este prémio a um alumni por cada ciclo: básico, secundário, universitário. Neste 10º aniversário, o prémio foi entregue à organização que representa todos os incríveis alumni – a JA ALUMNI PORTUGAL.

 

PRÉMIO FUNDADORES

Foram 10 as empresas que se juntaram à Junior Achievement Portugal em 2005 e 2006 permitindo o arranque, em Portugal, da nossa organização:

· BRISA

· CITI

· FUNDAÇÃO EDP

· EGON ZENHDER

· GE

· HP

· JERÓNIMO MARTINS

· ACCENTURE

· MILLENNIUM BCP

· VIEIRA DE ALMEIDA & ASSOCIADOS

PRÉMIO JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL

Este é um prémio que pretende distinguir alguém que nos últimos 10 anos, tenha contribuído para a gestão do dia-a-dia da JA Portugal. O grande vencedor deste ano foi o Presidente da Junior Achievement Portugal – João Pedro Tavares.

 

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site