Notícias

JA Portugal adere à "aliança para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)", aprovados pelas Nações Unidas

25 January 2016

Global Compact Network Portugal (GCNP), em coorganização com as restantes Agências da ONU em Portugal, UNRIC e Plataforma Portuguesa das ONGD, organizou no passado dia 20, uma Sessão Pública, subordinada ao tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - CONSULTA PÚBLICA E "ALIANÇA PARA OS ODS", no Grande Auditório da CULTURGEST.

Foram apresentados os ODS e a Consulta Pública por entidades ligadas aos temas, designadamente pelas Agências da ONU em Portugal, Organizações da Sociedade Civil e Comissão Organizador e lançada a “Aliança para os ODS” pelo GCNP.

A Junior Achievement Portugal esteve presente na qualidade de entidade subscritora do “Compromisso de adesão à Aliança para os ODS”.

 

Em setembro do ano transato, foram aprovados por 193 Chefes de Estado nas Nações Unidas, em Nova Iorque, os novos Objetivos Globais, designados por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 Objetivos traçam um caminho ao longo dos próximos 15 anos para acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger o planeta. Os ODS são de natureza global, mas o seu sucesso dependerá da sua implementação nos diferentes países.

O United Nations Global Compact (UNGC) e a rede portuguesa Global Compact Network Portugal (GCNP) têm mandato para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização dos ODS, sem exceção, já que para todos se espera o contributo das Empresas e Organizações Empresariais. É assim seu dever, na sequência do ODS 17, criar oportunidades de diálogo "multistakeholder" de modo a proporcionar às Empresas melhor visão das expectativas das suas partes interessadas e reciprocamente.

O modelo de governação adotado para "Aliança para os ODS", para além órgãos habituais de gestão, prevê a existência de Comissões Técnicas, organizadas por grupos de ODS, onde está prevista a integração de uma grande diversidade de entidades nesta plataforma (empresas, universidades, agências nacionais das Nações Unidas e autarquias entre outros) e o seu funcionamento será feito através de grupos de trabalho, o que permitirá um alargamento do networking e a integração e/ou desenvolvimento de projetos futuros com interesse para o Município.

O projeto "Aliança para os ODS", encontra-se atualmente numa fase avançada de materialização, com convites realizados e aceites por diversas organizações, mas também a personalidades para integrar o Conselho Superior de Honra, presidido pelo Dr. Carlos Monjardino, contando desde já com a participação, entre outros, do Prof. Freitas do Amaral, do Prof. Carlos Zorrinho e do Eng. António Guterres, para integrar o referido órgão.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site