Notícias

IX Competição Nacional do Start Up Programme

15 June 2016

50 Alunos universitários competiram na passada terça-feira, dia 31 de maio na IX Competição Nacional do Start Up Programme.

11 Projetos subiram ao palco da Sala Nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), onde mostraram todo o seu potencial e disputaram a distinção de Best Overall Company do ano letivo 2015/2016, oferecida pela Fundação Millennium bcp, Gold Sponsor do programa da JA para o ensino superior.

Os jovens universitários apresentaram os projetos finalistas de um programa que contou com a participação de 282 alunos provenientes da Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica, de um total de 16 Faculdades.

O Start Up é um programa da Junior Achievement Portugal que ajuda os alunos a compreender melhor como se cria e gere uma empresa. Com o apoio e a orientação de voluntários empresariais, o Start Up Programme (SUP) fornece uma formação empreendedora a alunos universitários. Através da organização e operação de uma miniempresa onde os alunos aprendem sobre a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios.

“O trabalho em equipa e a dinâmica de como construir um negócio do zero” referiu Maria José da equipa WonderFuel, aluna da FLUP, como aprendizagens retiradas na participação do programa. “Este programa ajudou-me a trazer as ideias para cima da mesa, a juntar inputs dos outros e a desenvolver um projeto de início ao fim”, destacou Marta Cruz da equipa Worldmeal, aluna da FEUP e da FCUP.

Os alunos do SUP têm ao longo do programa a oportunidade de desenvolver competências relacionadas com a comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo e ao mesmo tempo, de desenvolver e realçar aptidões pessoais. Para João Pedro Santos da miniempresa Buddy Care, do Instituto Superior Técnico, “ este programa deu-nos imensas valências técnicas que foram uma mais-valia até para outras disciplinas que tivemos na universidade”.

Depois de uma apresentação em palco e apresentação dos produtos/serviços no Stand e da deliberação do Júri composto por Helena Mena da Fundação Millennium bcp, Pedro Monteiro de Barros da Accenture, Rita Lucena da Fábrica de Startups, Pedro Madeira Rodrigues da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Zita Guerra da Sonae Sierra, o prémio de Best Overall Company foi para a miniempresa WeRoll, que desenvolveu uma APP que facilita a partilha de fotografias com um grupo de amigos e que promete revolucionar a forma como criamos histórias em grupo. A equipa terá agora a oportunidade de representar Portugal em Bucareste no JA Europe Enterprise Challenge 2016, de 6 a 8 de julho.

“Representar Portugal e a Junior Achievement é sempre incrível! Queremos fechar esta versão beta da APP, criar uma versão exclusiva para os participantes de Bucareste e no regresso, lançar a aplicação a nível global”, explica Pedro Serrano, membro da WeRoll.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site