Equipas de universitátios disputam acesso ao Gen-E 24, o maior festival europeu de empreendedorismo.
A Competição Nacional do Start Up Programme, que apura a equipa nacional de estudantes universitários com a ideia de negócio mais inovadora para o Gen-E 24, o maior festival europeu de empreendedorismo terá lugar a 15 de março.
A XVII Competição Nacional do Start Up Programme (SUP),programa apoiado pela Fundação Galp, que reunirá as 25 equipas de alunos universitários que demonstraram ter os projetos mais inovadores nas fases de Competição Regional, realiza-se a 15 de março no Mercado da Vila de Cascais.
O evento conta com o apoio da Fundação Galp e da Câmara de Cascais, representa a etapa final do SUP, o programa através do qual, ao longo de um ano letivo, mais de 1000 alunos do ensino universitário experimentaram criar e gerir uma empresa, com o apoio de professores e voluntários.
Neste dia, os 125 alunos das 25 equipas universitárias apuradas nas últimas competições regionais do programa, vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio em pitch e em formato de exposição, e de as defender em entrevistas conduzidas por um painel de jurados em representação dos associados e parceiros da JAP.
As equipas vão agora competir pelo título nacional e pela oportunidade de representarem Portugal no Gen-E 2024, o maior festival de empreendedorismo da Europa que este ano decorrerá na Catânia, em Itália, de 2 a 4 de julho, e que acolherá, entre vários eventos, a final europeia deste programa, reunindo centenas de jovens.
O momento mais emocionante do dia será o da entrega do 1.º prémio à equipa vencedora – a passagem ao Gen-E 24 – pela Fundação Galp.
Outro grande destaque da XVII Competição Nacional do Start UP Programme será a presença de Salvatore Nigro, CEO da Junior Achievement Europe.
Além do 1.º prémio, serão atribuídos pelos jurados mais 5 Prémios Assinatura: “Business”, “Impacto”, “Inovação”, “Power Tech”, “Ready to Go”.
“A inovação e o empreendedorismo são ferramentas poderosas para impulsionar mudanças transformadoras nas nossas comunidades, especialmente quando aliadas à audácia e paixão que caracteriza o olhar dos jovens sobre o futuro” afirma Sandra Aparício, Gestora de Impacto da Fundação Galp. “Com o nosso apoio queremos desenvolver a fonte inesgotável de energia que é a capacidade criativa dos universitários quando são colocados perante um desafio concreto,” conclui.
Para Gonçalo Duque, CEO da JAP, “este é um momento único onde jovens universitários de todo o país terão a oportunidade de brilhar ao apresentar o resultado final dos seus projetos no âmbito do Start Up Programme, durante o qual demonstraram ser criativos, resilientes e apaixonados pelas ideias que desenvolveram e que prometem trazer soluções novas para os maiores desafios que vivemos hoje, em sociedade.