Junior Achievement Portugal Celebra Marco Histórico de 500 Mil Alunos Impactados

No passado dia 15 de novembro, a Junior Achievement Portugal (JAP) comemorou um marco histórico: 500 mil alunos impactados ao longo dos seus quase 20 anos de atividade. O evento de celebração, realizado no Auditório da Galp, em Lisboa, reuniu personalidades do mundo político, educacional e empresarial para refletir sobre o impacto da organização na educação em Portugal e no futuro das novas gerações.

A cerimónia começou com um vídeo impactante que revisitou a história da organização, desde a sua fundação até o alcance deste marco. De seguida, Georgios Papadimitriou, membro do Board da Fundação Galp e Administrador do Grupo Galp, deu as boas-vindas e o Sr. Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, conduziu a abertura oficial, destacando o papel da JAP na preparação das crianças e jovens em Portugal ao longo dos seus quase 20 anos de atividade.

O evento prosseguiu com Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal, a agradecer a toda a família JAP – incluindo os antigos presidentes, com uma menção especial a Fernando Adão da Fonseca (primeiro presidente da JAP), os ex-CEOs, professores, associados, parceiros e voluntários – pelo papel fundamental que desempenham na missão da organização. A celebração contou também com a presença de líderes que marcaram a história da JAP, como Paulo Gray, antigo presidente, que recordou os desafios iniciais da organização e as bases que sustentaram o seu crescimento, e João Pedro Tavares, também antigo presidente, que destacou a JAP como uma ferramenta inspiradora para as gerações mais jovens.

Outros testemunhos emocionantes foram dados por Joana Loureiro, primeira CEO da JAP que partilhou como foi trabalhar com a JAP nos primeiros anos da organização, e pelos antigos CEOs Erica Nascimento e Frederico Fezas Vital, que partilharam os momentos mais marcantes, os maiores desafios que viveram na JAP e a sua visão sobre o impacto da organização.

Ao longo da noite, foram também ouvidas as partilhas emocionantes de alunos, professores e voluntários.

Os Alumni Bruno Silva, aluno do programa A Empresa em 2017 e ex-Presidente da JA Alumni Portugal, Ana Martins, aluna da equipa vencedora do Start-Up Programme em 2023 e Diogo Vale, aluno da equipa vencedora do programa A Empresa em 2018, partilharam com a audiência como foi integrar os programas da JAP e as aprendizagens que levaram consigo.

A professora Daniela Cervan, da Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto) e o professor Paulo Gonçalves, da Escola Profissional Gustave Eiffel (Amadora) explicaram por que motivo a JAP deveria estar presente em todas as salas de aula do país, tendo partilhado com a audiência a forma como viram as vidas dos seus alunos serem verdadeiramente transformadas graças às iniciativas da organização.

Coube aos voluntários Ana Margarida Azevedo, da Fundação Ageas, Nimay Çelikyay, da Galp, e Gonçalo Rebelo da Silva, da KPMG, abordarem o papel da JAP como ferramenta de evolução pessoal e profissional, destacando que o impacto da organização não tem apenas impacto no na vida dos seus alunos, mas também ao nível das competências adquiridas pelos voluntários que implementam os programas em sala de aula.

O evento culminou com uma mesa-redonda moderada por Ricardo Martins Costa, fundador da rede Alumni em Portugal, onde antigos alunos de várias gerações, como Bernardo Pires, aluno da equipa vencedora do Start Up Programme em 2019, Matilde Ricciardi, aluna da equipa que venceu este ano o programa a Empresa e Inês Ferreira, participante no programa A Empresa em 2022 e embaixadora de várias iniciativas da organização, partilharam a sua história JAP, o papel que a organização teve no seu percurso de vida e as ferramentas que com ela ganharam para o seu futuro.

O evento foi encerrado com um discurso inspirador de Luís Aguiar, Presidente da Direção da JAP, que destacou a importância das soft skills no desenvolvimento dos jovens e na sua preparação para o futuro e que convidou todos os participantes para um brinde.

Após o encerramento, todos os presentes brindaram simbolicamente ao marco de 500 mil alunos impactados, celebrando o impacto que a JAP teve e continuará a ter na transformação do futuro dos jovens em Portugal.

“A JAP tem sido uma plataforma essencial para desenvolver competências que vão muito além do currículo académico. As soft skills que os nossos alunos adquirem – como a criatividade, o pensamento crítico e a comunicação – são ferramentas indispensáveis para o seu sucesso pessoal e profissional. O marco de 500 mil alunos impactados é a prova de que estamos a preparar jovens para se destacarem num mundo em constante mudança", refere Luís Aguiar, Presidente da Direção da Junior Achievement Portugal.

"A Junior Achievement Portugal é a prova de que educação e inovação caminham lado a lado. O marco de 500 mil alunos impactados só foi possível graças à dedicação da nossa rede de escolas, professores, voluntários, associados e parceiros. Juntos, transformamos vidas e reforçamos o compromisso de preparar as novas gerações para um futuro mais promissor”, afirma Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal.

Anterior
Anterior

JA Worldwide Nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2025

Próximo
Próximo

JA Europe e JA Italia lançam IA para o setor agroalimentar na reunião dos Ministros da Agricultura do G7 em Siracusa