5 Alunas Portuguesas do Ensino Secundário vencem Prémio no Maior Festival Europeu de Empreendedorismo
A Miniempresa Bfore, composta por cinco alunas do 10.º ano da Escola Secundária Pedro Nunes, representou Portugal no maior Festival de Empreendedorismo Jovem da Europa, o Gen-E 24, que encerrou em Catânia, a 4 de julho, com uma Cerimónia de Entrega de Prémios, garantindo o prestigiado “FedEx Access Award”, uma distinção que enfatiza a importância do "acesso global" num mundo cada vez mais interligado.
As alunas foram premiadas pelo desenvolvimento de uma esponja inovadora destinada a diminuir a taxa de mortalidade associada ao cancro da mama, produto revolucionário que facilita o diagnóstico precoce, integrando-se naturalmente no quotidiano das mulheres e incentiva uma auto-examinação regular, simples e intuitiva, aumentando a conscientização sobre a importância da deteção precoce.
Com esta ferramenta, as mulheres podem identificar potenciais anomalias numa fase inicial, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade e promovendo uma maior qualidade de vida e tranquilidade, sendo que a missão da Bfore é salvar vidas através da inovação e da prevenção.
O “FedEx Access Award” - um dos 7 Prémios Assinatura europeus do Gen-E 24 - destaca o compromisso da Miniempresa Bfore com a inovação, acessibilidade global, desenvolvimento comunitário, e sustentabilidade ambiental. Esta distinção reflete não apenas a excelência do produto desenvolvido, mas também a visão da equipa em abraçar oportunidades além das fronteiras nacionais, procurando impactar positivamente o mundo.
A Bfore levou a sua ideia até ao Gen-E 24 por ter sido a grande vencedora da 17.ª Competição Nacional do programa A Empresa, bandeira da Junior Achievement, reconhecido pela Comissão Europeia como uma "Boa Prática em Educação para o Empreendedorismo" e através do qual os alunos do ensino secundário criam uma miniempresa, com a ajuda de um voluntário e de um professor, fazendo brainstorming à procura de uma ideia de inovadora para dar resposta a uma necessidade identificada e desenvolvem um produto ou um serviço, elaborando um plano de negócios.
A equipa vencedora do Start Up Programme (Ensino Universitário) - a INCARe, da Universidade do Minho - também assegurou o seu lugar no Gen-E e juntou-se à delegação portuguesa para apresentar a sua ideia: um carrinho de compras inteligente e inclusivo que dá as direções a clientes com deficiências visuais.
Organizado pela JA Europe e acolhido este ano pela JA Itália, o Gen-E 24 exibiu uma inspiradora mostra de inovação empresarial por estudantes de mais de 40 países europeus. As equipas concorrentes estavam entre quase 400.000 estudantes que criaram os seus negócios JA no ano letivo de 2023/24 e competiram, como Portugal, em competições regionais, nacionais e online, qualificando-se para representar o seu país em Catânia.
A JA Europe anunciou os grandes vencedores de 2024, destacando Treberei da Áustria como Empresa do Ano por sua pasta sustentável feita de grãos orgânicos gastos, 99Robotics da Dinamarca como Inovação do Ano pelas suas soluções agrícolas para reduzir emissões de CO2e e melhorar a qualidade do solo, Oculare também da Dinamarca como Inovação do Ano ao nível universitário pelo seu robô de resgate avançado para prevenção de afogamentos, e LeakTrack.ai da Turquia como Start-Up do Ano pelo seu software de IA que otimiza o uso de energia através de análise preditiva de dados de medidores inteligentes.
Durante o discurso da Cerimónia de Entrega de Prémios do Gen-E, o Ministro do Desporto e da Juventude italiano, Sr. Andrea Abodi, afirmou: "Investir na educação, formação e orientação para os jovens é fundamental para o crescimento e melhoria da nossa Nação. Estou satisfeito por ver a Itália a desempenhar um papel de liderança na mobilização de partes interessadas no empreendedorismo jovem em toda a Europa, e agradeço a todos por acreditarem nestes jovens talentos e por os apoiarem com a vossa experiência, oferecendo-lhes oportunidades. Renovo o meu compromisso perante vós de trabalhar com todos os meus colegas no governo italiano e Ministros Europeus para fornecer ferramentas e oportunidades que incentivem a participação ativa dos jovens na vida produtiva, aumentem a sua capacidade de contribuir, combatam os efeitos do desconforto em todas as suas formas e contribuam para a consolidação da cadeia de valor económica e social. Estas são condições essenciais para garantir que as gerações jovens tenham as perspetivas de que todos precisamos para enfrentar os desafios deste tempo complexo e controverso com confiança."
Laurence Morvan, Presidente da JA Europe, disse: "A inspiração é o começo de qualquer jornada empreendedora, e é por isso que o Festival Europeu de Empreendedorismo GenE é tão importante para instilar um sentido de curiosidade, criatividade e mentalidade empreendedora na próxima geração de europeus. Durante todo o ano letivo, a nossa rede JA em 40 países da Europa capacita os jovens a adquirir as competências necessárias para ter sucesso no mundo do trabalho e para criar e gerir negócios bem-sucedidos.
Através do Gen-E, a JA Europe oferece-lhes uma plataforma internacional para mostrar, competir e celebrar com pares talentosos de toda a Europa. É uma experiência única para os jovens, para os parceiros e para os educadores envolvidos."
Salvatore Nigro, CEO da JA Europe, acrescentou: "O Gen-E 2024 representa um momento crucial quando podemos combinar a excelência do passado com a oportunidade futura e garantir que jovens talentos em toda a Europa tenham a oportunidade de libertar todo o seu potencial. Apelamos a formuladores de políticas, líderes empresariais e especialistas em educação para agirem agora para um impacto concreto na Europa dos nossos jovens."
Para Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal: “A distinção da Bfore no GenE 24 é mais do que um simples reconhecimento. Ela simboliza o espírito de inovação, a dedicação incansável e a excelência que caracterizaram a BFore ao longo de todo o processo de construção deste projeto. Cada um dos membros demonstrou uma paixão inabalável pelo empreendedorismo, trabalhando arduamente para transformar ideias em realidades que podem impactar positivamente a nossa sociedade. Este prémio é um testemunho do talento e da criatividade dos nossos jovens dos jovens empreendedores portugueses, que mostraram lá fora que Portugal tem mentes brilhantes e visionárias, capazes de competir no cenário global.”
Finalmente, para as alunas da Bfore: “Participar no Gen-E, o maior festival de empreendedorismo da Europa realizado em Itália, foi, para nós, um privilégio e uma honra. Este evento foi um culminar de emoções, desde a diversão ao nervosismo, mas acima de tudo, foi uma experiência extremamente enriquecedora. Os dias passados no Gen-E foram inesquecíveis e deixarão saudades. Para além disto, tivemos ainda a enorme distinção e o imenso privilégio de receber o prémio Fedex, um grande reconhecimento do nosso esforço e dedicação ao longo destes meses. Esta vitória significou muito para nós. Com isto fica o profundo agradecimento à Fedex pelo reconhecimento e à Junior Achievement pela oportunidade única.”