A Ministra de Estado para as Empresas, Emprego e Comércio a Retalho da Irlanda, Emer Higgins, promove programa Skills4Retail integrado pela Junior Achievement Portugal
A Ministra de Estado para as Empresas, Emprego e Comércio a Retalho da Irlanda, Emer Higgins, juntou-se à JA Europe e à Skillnet Ireland para apoiar o programa Skills4Retail, integrado pela Junior Achievement Portugal, que visa abordar as necessidades urgentes e emergentes de competências no setor do retalho na Irlanda e em toda a Europa.
A Ministra reuniu-se com stakeholders-chave do consórcio das áreas do Ensino Superior, Indústria e Formação na Leinster House, em Dublin, a 19 de setembro, para discutir de que forma o programa Skills4Retail pretende abordar as urgentes lacunas de competências nos setores do retalho e grossista em toda a Europa.
A iniciativa Skills4Retail, financiada pela Comissão Europeia, tem como objetivo impulsionar a "Tripla Transição" — verde, digital e resiliência — através da oferta de programas de educação e formação profissional (EFP) personalizados para novos e atuais funcionários do retalho. Ao equipar a força de trabalho com competências desenhadas para o futuro, o programa tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a inovação no setor do retalho da Europa.
O Skills4Retail é liderado por um Consórcio de 30 parceiros de nove países da EU, incluindo a Junior Achievement Portugal, e é coordenado pela JA Europe, reunindo as principais instituições educacionais da Europa, líderes da indústria e prestadores de serviços. Juntos, os parceiros estão a desenvolver uma nova Estratégia de Competências para o Retalho, com o objetivo de responder às necessidades urgentes deste setor. O programa oferece uma variedade de opções de aprendizagem flexíveis, incluindo cursos modulares de curta duração e aprendizagem baseada no trabalho, disponíveis na Irlanda, Áustria, Roménia e Hungria.
A Skillnet Ireland liderou o desenho e desenvolvimento do currículo do Skills4Retail em parceria com a Retail Ireland. O projeto de quatro anos foca-se em desenvolver novos talentos para o setor através de aprendizagem baseada no trabalho, cursos modulares de curta duração e programas de formação em Instituições de Ensino Superior. O programa permite que os retalhistas melhorem as suas competências em áreas como o marketing digital, gestão de experiência do cliente, otimização da cadeia de distribuição e práticas de retalho sustentáveis.
A Junior Achievement Portugal pretende contribuir para esta iniciativa através do recrutamento de estudantes e profissionais portugueses que vejam o setor do retalho como um campo com um enorme potencial para o desenvolvimento de competências e progressão profissional, ao mesmo tempo que ajudará no desenho e na implementação de uma estratégia inovadora para a requalificação do setor.
Destacando a importância do programa Skills4Retail, a Ministra Emer Higgins afirmou: "O futuro do retalho irlandês é digital, verde e resiliente, e é crucial que preparemos a nossa força de trabalho para prosperar nesse cenário em rápida mudança. O programa Skills4Retail desempenhará um papel vital ao fornecer às empresas que operam no setor, o conhecimento e as competências necessárias para se adaptarem às tendências de mercado em evolução, às mudanças na procura dos consumidores, às práticas sustentáveis e às inovações tecnológicas."
Diana Filip, Vice-CEO e Diretora de Desenvolvimento da JA Europe, disse: "É uma honra estar na Irlanda para esta reunião importante. A ideia de formar o consórcio Skills4Retail surgiu aqui, e é inspirador ver o enorme impulso que esta iniciativa ganhou. Ter a Ministra Emer Higgins a defender esta causa aqui na Irlanda sublinha o progresso impactante que fizemos em qualificar o setor de retalho prepará-lo para o futuro."
Mark Jordan, Diretor de Estratégia da Skillnet Ireland, declarou: "Sendo a maior indústria nativa da Irlanda, empregando mais de 300.000 pessoas em cada cidade e vila do país, o retalho é a base da economia. O programa Skills4Retail está comprometido em garantir que os retalhistas sejam resilientes e equipados com as competências e capacidades necessárias para abraçar as transições digital e verde e manter sua competitividade."
Para Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal, integrar este projeto é fundamental para garantir que os nossos jovens alargam o seu leque de opções profissionais, tornando esta área fulcral da economia portuguesa mais qualificada e com maior capacidade para responder aos atuais desafios socioeconómicos. A integração de muitas das competências do futuro no desenho da nova estratégia para a área do retalho torna este projeto ainda mais relevante e vanguardista.
Para mais informações e para inscrições no programa, visite www.skills4retail.eu.