JA Europe e JA Italia lançam IA para o setor agroalimentar na reunião dos Ministros da Agricultura do G7 em Siracusa

Evento "IA e empreendedorismo jovem na cadeia de abastecimento agroalimentar", organizado pela JA Europe e JA Italia por ocasião da reunião dos Ministros da Agricultura do G7.

Milão, 25 de setembro de 2024 – Por ocasião da reunião dos Ministros da Agricultura do G7, a JA Europe e a JA Italia organizaram hoje, 25 de setembro, um encontro sobre "Inteligência Artificial e empreendedorismo jovem na cadeia de abastecimento agroalimentar", no Teatro Comunale de Siracusa. Com a presença da Ministra da Universidade e Investigação, Anna Maria Bernini, do Subsecretário de Estado do Ministério da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, Patrizio Giacomo La Pietra, do Presidente da Câmara de Siracusa, Francesco Italia, do CEO da JA Europe, Salvatore Nigro, e da CEO da JA Italia, Miriam Cresta, estudantes, professores, representantes de instituições e empresas do setor agroalimentar discutiram o impacto da IA no setor e apresentaram experiências de empreendedorismo jovem da JA.

O evento baseia-se no Apelo à Ação feito pela JA Europe e pela JA Italia em junho, com um seminário por ocasião da reunião ministerial de Educação do G7, no qual foi apresentada uma série de recomendações para os países do G7, intitulado “Os 7 pontos da JA Europe para o G7”, ou seja, uma lista de ações necessárias e urgentes para garantir que a próxima geração esteja equipada para aproveitar as oportunidades de empreendedorismo e emprego. A JA Europe e a JA Italia, juntamente com o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) Food, já iniciaram uma série de cursos de formação com a integração da Inteligência Artificial em toda a cadeia de abastecimento agroalimentar e estão a organizar o maior Foodathon do mundo.

Durante o evento, a JA Italia assinou dois memorandos de entendimento com, respetivamente, a Rede Nacional de Institutos Agrícolas (Re.N.Is.A.) e a Rede Nacional de Institutos Hoteleiros (Re.Na.I.A.), para incentivar a aquisição de competências empreendedoras e competências transversais, para que os jovens estejam melhor preparados para enfrentar o mundo do trabalho, contribuindo ao mesmo tempo para a redução do défice de competências.

Salvatore Nigro, CEO da JA Europe, afirmou: “Recomeçar a partir do agroalimentar, recomeçar a partir da inovação, recomeçar a partir dos jovens para uma Europa protagonista nos mercados globais. O nosso continente sempre expressou excelência no setor, mas investiu pouco na formação dos jovens e na adoção de novas tecnologias em toda a cadeia de abastecimento. A JA continua na vanguarda, ligando os jovens ao setor agroalimentar para criar os profissionais e empreendedores do futuro.”

Mario Roccaro, Gestor Sénior de Programas no EIT Food, disse: “A agricultura do futuro requer competências e capacidades futuras. Competências verdes, como uma propensão para a sustentabilidade, e competências digitais, incluindo a inteligência artificial, irão impulsionar a transformação do setor agroalimentar. Para alcançar isto, devemos preparar os agricultores do futuro com uma mentalidade pronta para enfrentar os desafios do setor. O empreendedorismo, a resolução de problemas e uma abordagem sistémica serão as competências exigidas, juntamente com as competências técnicas e científicas. O EIT Food tem trabalhado há anos para formar o capital humano necessário para enfrentar estes desafios e desenvolver as competências do futuro.”

“Como JA Italia, estamos muito felizes por iniciar o novo ano letivo com esta importante colaboração com duas redes de escolas que representam a entrada privilegiada em dois setores produtivos, o agrícola e o da restauração e hospitalidade, que constituem os pilares da nossa economia e, ao mesmo tempo, passarão por uma profunda transformação nos próximos anos”, declarou Miriam Cresta, CEO da JA Italia, acrescentando: “Acreditamos fortemente que esta assinatura é apenas o ponto de partida para permitir que cada vez mais estudantes destas instituições escolham o seu futuro educativo e profissional com consciência e confiança, realizem os seus sonhos e deem vida a projetos inovadores.”

Anterior
Anterior

Junior Achievement Portugal Celebra Marco Histórico de 500 Mil Alunos Impactados

Próximo
Próximo

A Ministra de Estado para as Empresas, Emprego e Comércio a Retalho da Irlanda, Emer Higgins, promove programa Skills4Retail integrado pela Junior Achievement Portugal